sábado, 27 de setembro de 2008

Jornal da Eleição

Meu pai, como já disse em outro post foi fotógrafo profissional, formado na "escola da vida" como ele gostava de dizer. Foi um auto-ditada na fotografia.

Também se orgulhava de, nessa condição, ter sido o único a ser, no Brasil, presidente de um sinsdicato de jornalistas, no caso, o Pará.

Mas havia uma coisa que ele mais se orgulhava: a luta pelas causas sociais. Começou ajudando Fundação Pestalozzi do Pará, instituição que trabalha pelos deficientes mentais, que, carinhosamente, atribuiu o nome de sua biblioteca "Emanoel O'de Almeida".

Depois foi para a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, onde ajudou, sem nunca ter sido dirigente da instituição ou ter qualquer filho ou parente direto excepcional ou deficiente mental, por mais de 40 anos. Destaca-se a ampla campanha que liderou pela construção do Centro de Habilitação dos alunos e da piscina e quadra de esportes, que hoje carregam o seu nome.

Foi também fundador da Escola de Cegos do Pará, colaborava com a Fundação Filipo Smaldone, para surdos e mudos, com a Colônia de Prata e Fundação Eunície Weaver, de Hansenianos, dentre tantas outras instituições filantrópicas.

Em 1976 se elegeu vereador em Belém e fez de seu mandato um instrumento de luta para servir aos nossos irmãos que, muitas vezes, além de deficientes, ainda eram necessitados financeiramente.

Passou 20 anos como vereador, até falecer em 1996, ainda nesta condição, vítima de terrível enfermidade.

Neste mesmo ano, meu irmão mais velho, o segundo de uma ninhada de cinco filhos, foi candidato a vereador. Perdeu por pouco mais de 30 votos.

Após 12 anos de espera, volta a ser candidato a vereador, agora com 43 anos, mais experiente, depois de exercer dois mandatos como presdidente da APAE Belém e um mandato como Presidente da Federação Estadual das APAES.

Advogado militante, conseguiu continuar o trabalho de nosso pai, honrando o nosso patronímico, herança de valor imaterial que nosso pai e nossa mãe nos deixaram.

Todos temos orgulho de sua vida de serviço. Temos orgulho da APAE que apresenta um nível de credibilidade da comunidade local de 80% de aprovação, apurados em uma pesquisa de telemarketing que alcançou 350 mil telefones. É um patrimônio que não podemos desprezar.

Agora, com sua canditadura para vereador, busca avançar nas conquistas, buscando no legislativo municipal, o espaço que falta para consolidar o trabalho desenvolvido instituicionalmente.

Para você leitor deste blog, ofereço o seu nome e seu número como uma alternativa para sua decisão de votação nestas eleições.


EMANOEL O' DE ALMEIDA - 15.115

Nenhum comentário: