sábado, 20 de setembro de 2008

Geração 4.0

Minha geração está chegando aos 40.

Pegamos uma fase entre o nascimento da comunicação de massa por meio de computadores e explosão da mesma por meio da internet e dos celulares.

Minha geração não se iniciava sexualmente con suas colegas de turma (ou pelo menos não na sua maioria). Minha geração namorava mais e por mais tempo. Ainda pegamos o termo "paquerar" ao invés de "ficar" dos dias de hoje.

Dos que foram às drogas, quase todos não passaram dos cigarrinhos baseados sem a transgenia da super-cannabis da atualidade. Salvaram-se...

Vivemos o estertor moribundo da ditadura, o movimento diretas-já, o movimento Tancredo-Presidente, a morte durissimamente sentida do Tancredo, a Constituinte e a promulgação da Constituição de 1988, o Rock in Rio I (quando se dizia que o Nostradamus havia previsto uma grande tragédia no evento), o primeiro sucesso da Madonna e por aí vai.

Minha geração talvez seja a última do idealismo romântico - se é que ele realmente existiu - que foi substituído pelo idealismo de resultados: viver intensamente, viver o hoje, ter sucesso a qualquer preço não importam os meios.

Mas, por ser uma geração de transição, aprendeu a olhar os dois lados, o que ficou para trás e o que se apresenta no Século XXI.

Meus amigos todos de colégio e faculdade, ao contrário da música do Renato Russo, não estão procurando emprego. Estão empregados, estão ocupando seus espaços profissionais, alguns na universidade, outros no serviço público, outros ainda na iniciativa privada. Alguns estão chegando ao poder, digamos assim, ocupando cargos de direção no serviço público. Ainda não temos nenhum político em casas legislativas ou eleito para o Executivo. Não sei se vamos ter.

Tenho orgulho do que foi construído até agora. Tenho orgulho das famílias construídas e dos circulos mantidos, ainda que alguns tenham caído na armadilha do desfazimento de casamentos.

Quero chegar aos oitenta. Se não chegar, onde quer que eu chegue quero olhar para trás e ver que valeu a pena ser dessa geração.

E de preferência com o mesmo corpinho dos 4.0!

Nenhum comentário: