terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Presentes de Natal para Belém

Leio nos jornais que Belém tem um deficit de 56 mil vagas em creches. Em revista de circulação nacional que o arquiteto Oscar Niemeyer em visita a Brasília identificou que a cidade não possui áreas de lazer suficientes. Disse que quando voltasse ao Rio de Janeiro, providenciaria os projetos.
Sobre a primeira notícia, temos que a cada mandato de quatro anos de um prefeito, uma criança nasce e tem idade de entrar numa creche, a cada mandato de oito anos, se o prefeito for reeleito, se forma uma criança em idade de ensino fundamental. Porém, para se formar uma pessoa com nível superior se leva quase uma geração de 25 anos.
Não cuidamos de acolher nossas crianças, nem nossos jovens.
Tenho insistido que só uma ação coordenada, que contemple a educação sexual com o controle da natalidade, incluindo aqui a ligadura de trompas e vasectomia de jovens que já possuam dois filhos ou mais, a distribuição honesta e eficiente de contraceptivos e não essa brincadeira de criança que tem sido a distribuição de camisinhas em épocas de folia, pode conter e amenizar o problema da demanda por mais escolas, hospitais, políticas de saúde pública. Alguém ouve falar no seu dia-a-dia no programa do Governo Federal sobre planejamento familiar?
A segunda notícia, refere-se a um tema recorrente aqui neste blog: a falta de áreas de lazer, aí incluídas as áreas verdes, quadras e campos de esportes, praças, áreas de contemplação.
Se Brasília, cidade planejada, hoje inchada de por pessoas que se abrigam nas cidades satélites não possui áreas de lazer suficientes, imagine Belém, que cresce na informalidade, nas ocupações irregulares de terras, na desordem urbana?
E se não temos creches, escolas e áreas de lazer suficientes para acolher nossos jovens, o que acontece? Violência urbana de menores, adolescentes e jovens. A lógica é muito simples. Quem não quer enxergar?
Assim, dois presentes seriam imprescindíveis, necessários e da maior importância para Belém neste fim de ano e início de um novo mandato de um prefeito: o estabelecimento de um programa de planejamento familiar e criação de áreas de lazer e contemplação na cidade.

Nenhum comentário: