“A paisagem urbana é(...)a roupagem com que as cidades se apresentam a seus habitantes e visitantes. Será tão mais atraente quanto mais constitua uma transformação cultural da paisagem natural do seu sítio,e tanto mais agressiva quanto mais tenham violentado a paisagem natural ‘sem acrescentar-lhe valor humano algum’. Uma cidade não é um ambiente de negócios, um simples mercado onde até a sua paisagem é objeto de interesses econômicos lucrativos, mas é, sobretudo, um ambiente de vida humana, no qual se projetam valores espirituais perenes, que revelam às gerações porvindouras a sua memória.” Cf. SILVA, José Afonso. Direito Urbanístico, p. 274.
Mestre José Afonso da Silva, um dos primeiros, se não o primeiro, juristas brasileiros a lançar uma obra sobre direito urbanístico nos fala da importãncia da paisagem urbana.
Observe Belém e compare com as afirmações da passagem acima.
Veja o emaranhado de fios elétricos, telefônicos, de tv's a cabo, que embaçam nossa visão dos prédios históricos ou não. Observe a quantidade de outdoors e postes com propaganda que tumultuam nossa visão no trânsito e emporcalham a cidade. Observe os night and day's que resistem à fiscalização, se é que elas existem. Por fim, observem ambulantes, vendedores de rua, obstáculos nas calçadas, as fachadas dos prédios.
E agora responda: nossa paisagem urbana é agradável?
Se pagamos uma taxa de iluminação pública, que para muitos especialistas é muito cara, por que cada vez que se instalam novos postes e pontos de energia já não se faz com tubulação subterrânea?
No centro comercial, maior concentração de belos prédios históricos, por que não se promove paulatinamente a colocação subterrânea da fiação elétrica? O Rio de Janeiro teve uma experiência de sucesso com o projeto Rio Cidade que começou na Zona Sul e que agora se espalha pelo subúrbio. A simples colocação dos fios no subterrâneo já ameniza e torna leve a paisagem.
Por que não se diminui a quantidade de outdoors e placas de propaganda na cidade? Mais uma vez a experiência de outra capital nos serve: São Paulo promoveu uma grande campanha contra a enorme quantidade de publicidade do gênero com resultados elogiados pela maioria dos moradores da maior capital em população do Brasil.
E os ambulantes?
Esses serão objeto de um post só para tratar do assunto.
terça-feira, 26 de agosto de 2008
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Um comentário:
Olá. Retribuindo sua visita. Informo que acompanharei seu blog. Parabéns!
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