quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cidades Menores

Belém é uma cidade sui generis nas férias escolares.
Neste período, muitas pessoas simplesmente se mudam da cidade, "morando" um mês, quinze ou dez dias nos balneários e em outros municípios.
Estima-se que mais de 500 mil, dos 1 milhão e meio de habitantes de Belém se movam daqui.
O resultado: ruas com trânsito calmo, menos barulho, mais tranquilidade. Poderia dizer também menos produção de lixo, violência etc, mas fiquemos nos primeiros.
Há muito venho expondo aqui no blog a necessidade de reorganização das cidades brasileiras, baseada sobretudo na melhor distribuição dos centros comerciais, escolas, pólos de moradia, melhor distribuição e acesso de transporte público. E ainda que entenda que o fato de que as escolas estejam em recesso, o que facilita muito a mobilidade do transporte, o que salta aos olhos como conclusão do evento férias é que as cidades precisam ficar menores.
Também aqui no espaço tenho dado grande importância ao controle da natalidade e planejamento familiar como mecanismo de urbanificação da cidade entendido este termo como um procedimento racional de correção dos distúrbios causados pelo crescimento e origem das cidades, sendo estes de cunho social, econômico, político, ambiental, cultural,etc.O termo urbanificação foi cunhado por Gaston Bardet, para designar a aplicação dos princípios do urbanismo, advertindo que a urbanização é o mal, a urbanificação é o remédio" (cf. "Direito Urbanístico Brasileiro", Ed. Malheiros, São Paulo, 2.ª edição, 1995, pág. 21).
É evidente que transferir pessoas de uma cidade para outra, coordenadamente, é tarefa quase impossível, ainda que isso aconteça de forma espontânea, como é o caso da população do Maranhão, que invade Belém e o Pará em busca de oportunidades. O único exemplo conhecido foi do ex-prefeito de SP, Jânio Quadros, que pagava passagens para migrantes voltarem para seus Estados natais, sobretudo o nordeste.
Tornar as cidades, sobretudo capitais e metrópoles, mais humanas e habitáveis é tarefa que ainda a ser vencida.

Nenhum comentário: