segunda-feira, 6 de abril de 2009

Marina Silva diz que bancada conservadora em relação ao meio ambiente tem dias contados

Por Redação da Agência Brasil




Brasília - Ao participar da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, a senadora Marina Silva (PT-AC) afirmou no sábado (4/04) que a bancada conservadora do Congresso Nacional no que diz respeito ao meio ambiente “tem os dias contados”. Ao se referir aos cerca de 700 alunos com idade entre 11 e 14 anos reunidos em Luziânia (GO), ela acrescentou: “Essa meninada vai fazer mudanças.”

Marina defendeu que a educação funcione como base de todo processo de mudança. Ela lembrou que, durante toda a sua trajetória, o homem sempre se colocou como independente, “como se as outras formas de existência fossem recursos infinitos que estariam ao nosso dispor para todo o sempre”.

Atualmente, a capacidade do planeta de suportar a ação humana, segundo a senadora, já está comprometida em cerca de 30%. “Estamos no vermelho”, disse, ao avaliar que o lugar considerado “privilegiado” para que as pessoas possam refletir e tratar de temas ambientais precisa ser a escola. “ É onde você envolve os professores, os alunos e a comunidade.”

Marina admitiu, entretanto, que a iniciativa de fortalecer o envolvimento das escolas na elaboração de políticas de meio ambiente não deve gerar respostas “imediatistas”. Trata-se de crianças e adolescentes que, de acordo com ela, levarão a noção desses conceitos apenas no futuro, mas que podem influenciar decisões políticas.

“Eles têm uma força de pressão muito grande. Boa parte da atitude inovadora dos pais e dos avós na questão ambiental é influência direta dos filhos. Hoje, grandes empresários que passam o bastão para seus filhos não o passam para pessoas com a mesma mentalidade que eles tiveram e que herdaram de seus pais. Crianças são um público promissor.”

Nenhum comentário: