quinta-feira, 23 de abril de 2009

Bangkok, um mau exemplo

Por Leticia Freire, do Mercado Ético




Nem tudo que vem do oriente é diferenciado do ocidente. O progresso irregular e desorganizado tem gerado desequilíbrio além da grande muralha chinesa.

Segundo o relatório “Bangkok: Assessment Report on Climate Change 2009, a capital da Tailândia emitem mais carbono que Nova York e Londres. “Em termos de emissões per capita, Bangkok foi responsável por produzir 7,1 toneladas de dioxide de carbono (CO2) por ano, só em 2007,” disse o relatório. Para se ter uma idéia, cada morador de Londres lança em média 5,9 toneladas no ar.

As conseqüências das emissões dos gases de efeito estufa são as responsáveis primárias pela elevação da temperatura global. Bangkok e suas cidades periféricas já estão sofrendo frequentes enchentes e temperaturas medias de 35º C. A temperatura máxima dessa quarta-feira (22/04) chegou a 38°, segundo informação do departamento metrológico da Tailândia.

“Esperamos que esse relatório sirva para aumentar a conscientização e estimular ações que precisam ser tomadas por todos os setores”, disse Park Young-Woo, diretor regional da UNEP para Ásia e Pacifico.

Transporte e produção energética foram apontados como as causas para a maior parte das emissões em Bangkok. “O resultado do impacto da emissão de gases de efeito estufa em Bangkok podem ser severos”, complementou o relatório.

Todas as grandes metrópoles mundiais foram convidadas pela UNEP a participarem de uma campanha para reduzir 15% das emissões até 2012. Segundo o relatório iniciativas como reorganização do transporte público, investimento em energia renovável e implantação de políticas de eficiência energética estão na lista das lições de casa.

Para ler o relatório (inglês, pdf) - http://www.roap.unep.org/BARCC_2009/BARCC_Report.pdf

Nenhum comentário: