sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Sinais graves de Barbárie....

Este blog nasceu para falar do urbanismo, meio ambiente, das cidades, música e do cotidiano. Coisas que me interessam e preocupam.
Nos últimos tempos, tenho dedicado vários textos sobre a violência urbana. Chocante, a crueldade tem aumentado e quando pensamos que nada mais pode nos surpreender, vem um novo episódio que nos assalta de terror.
Dois episódios nesta semana que termina, nenhum em Belém. Um na região metropolitana de Salvador, onde um carro que carregava cinco traficantes parou em frente a casa de um PM conhecido, segundo a notícia, pelo combate feroz ao tráfico de drogas, e todos os cinco, armados, atiraram contra o policial, que reagiu e ainda conseguiu acionar a polícia que, chegando a tempo, matou quatro dos cinco bandidos.
Outro em Americana, SP. Pai, mãe, e duas filhas menores foram assassinados com tiros na cabeça e estrangulamento.
Pareceu que estávamos assistindo a uma parte do filme "O Poderoso Chefão", de Coppola.
Apesar de não terem ocorrido no Pará, aqui também se percebe que crimes de encomenda voltaram a acontecer com frequência. Ano passado cinco pessoas, candidatos a prefeito, candidatos a vereador, sindicalistas, ruralistas morreram assassinados.
Não sei, mas penso que a ausência de Estado, repressão ineficiente ao crime, lentidão da justiça, ausência de políticas inclusivas estão trazendo a idade média de volta.
Sinais graves de barbárie...

Nenhum comentário: