sábado, 22 de novembro de 2008

Pedagogia da Amizade




"Pedagogia
[Do gr. paidagogía.]
Substantivo feminino.
1.Teoria e ciência da educação e do ensino.
2.Conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático.
3.O estudo dos ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos meios (processos e técnicas) mais eficientes para efetivar estes ideais.
4.Profissão ou prática de ensinar."


"A amizade avança dançando à volta do mundo, proclamando a todos nós a necessidade de louvarmos a vida feliz.
De todos os bens que a sabedoria nos faculta como meio de obter a nossa felicidade, o da amizade é de longe o maior.
Toda amizade deve ser procurada como um bem válido em si mesmo, ainda que na sua origem esteja a utilidade.
Não é amigo quem busca a utilidade, nem quem se recusa a associar a amizade à ajuda, porque um procura o tráfico da recompensa e o outro destrói o laço de confiança.
Não é tanto a ajuda dos nossos amigos que nos conforta, mas o confiante saber de que eles nos ajudarão." - Epícuro

"Aquilo que não temos, encontramos no amigo. Acredito nesse benefício e o cultivo desde a infância. Nisso, não sou diferente da maioria dos seres humanos. A amizade é o grande elo inicial entre o lar e o mundo. O lar feliz ou infeliz é a aula de nossa sabedoria original, mas a amizade é a sua prova. O que recebemos da família, confirmamos na amizade (...) Mais ainda: sem a amizade externa, a morada interna desmoronaria. A amizade não disputa com a família os inícios da vida: ela os confirma, garante e prolonga. A amizade abre caminho aos sentimentos que só podem crescer fora do lar. Encerrados na casa da família, murchariam como flores sem água. Aberta as portas da casa, descobrimos formas de amor que irmanam o lar e o mundo. Essas formas se chamam amizades." - Carlos Fuentes, no livro Esse é meu credo


O título do post é o mesmo do livro de Gabriel Chalita, da Editora Gente. As citações também constam do livro.

A foto é de meus amigos Niomar e Nídia, e de suas filhas Nicole e Chiara (esta aparecendo encoberta).

De famílias oriundas de Inhuma(ele) e Miguel Alves(ela), do interior do Piauí, Niomar e Nídia são exemplos de luta, pessoal e profissional. Saídos das dificuldades do nordeste, aproveitaram a luz da oportunidade do ensino, do estudo e trilharam o caminho do sucesso. Agora ensinam. São exemplos de amigos a serviço das amizades.

Mais do que a bela casa que construíram - bonita porque representativa de cada gota de suor derramada para alcaçá-la - e pretendem fixar raízes em Natal-RN, fixam a base de um castelo cujos pilares são a família, a amizade e o amor.


Suas estruturas familiares, baseadas na solidariedade, no afeto, no bem-querer confirmam as palvras de Carlos Fuentes. É bonito ver a interrelação de cunhados e irmãos agindo e convivendo como se fossem uma só família.

O que me deixa mais orgulhoso dessa amizade que cultivo há mais de oito anos é justamente saber da motivação deles pelo fortalecimento da família e de suas amizades. Mais do ninguém, eles sabem, e ensinam, que a família e as boas amizades são o caminho para um mundo melhor.

Se não o mundo, pelo menos para a nossa comunidade, para as nossas cidades.

Eles são verdadeiros pedagogos do amor e da amizade.

Nenhum comentário: