sexta-feira, 19 de junho de 2009

Os blogs e os debates anônimos

Por Mauro O'de Almeida


A internet tem sido um importante instrumento de quebras de paradigmas sociais e políticos.
Pela internet tem sido construídas articulações que já redundaram em manifestações de rua, protestos contra sistemas políticos etc.
Uma coisa que me tem chamado muita atenção são os debates anônimos nos blogs.
Deus nos fez mente anônima. Se não nos expressarmos por nossa boca, nossas idéias ficam apenas para nós. Nossas observações sobre quem é feio ou bonito, chato ou legal, sincero ou inconfiável, amores platônicos, são nossos maiores segredos.
Há quem diga que se descobrissem o que estamos pensando, os seres humanos estariam verdadeiramente perdidos.
Pois será que Deus esperava por essa: as pessoas estão conseguindo expressar o que pensam sem revelar quem são.
É um fenômeno típico de comentários de blog's. Os comentaristas falam o que querem, expressão sem nenhum receio as suas opiniões e fica por isso mesmo.
Não fosse alguns blogueiros fazerem uma espécie de moderação (que muitos anônimos consideram censura) o ambiente dos blog's seriam terra sem lei.
Os mais entendidos em internet dizem que é possível a identificação do anônimo por meio da pesquisa do IP, que é uma espécie de identidade do internauta, mas o fato é que a coisa parece ser tão complicada que não tenho visto ninguém identificar um comentariata anônimo, até porque quem está na frente do computador pode não ser o dono da identidade. Por exemplo, agora você poderia estar lendo algo que meu filho escreveu.
O fato é que alguns blogs já foram extintos por excesso de xingamento, como foi o caso do Blog do Mino Carta.
Outros vêm moderando fortemente os comentários, como é o caso do blog do jornalista Juvêncio Arruda, o 5ª Emenda.
Ainda não sei exatamente se o debate anônimo é de todo ruim. O xingamento sim, esse é péssimo.
Mas, numa sociedade como a paraense, e quiçá a brasileira, onde todos sempre tiveram muito medo de expressar as suas opiniões, sobretudo com medo de serem perseguidos por aparelhos políticos e até empresas jornalísticas, pode ser que a livre expressão anônimo seja só um passo num processo mais amplo de liberação de idéias não-anônimas no ambiente virtual e, principalmente, no ambiente real.

Nenhum comentário: