terça-feira, 29 de julho de 2008

Por que Cidades e Humanidade?

Nasci na cidade, sou urbano.
Desde muito pequeno fui envolvido pela atmosfera do viver urbano, sempre atrelado às atividades de meu pai. Primeiro como fotógrafo, era comum muitos de nossos, meu e de meus outros quatro irmãos, passeios de fim de semana se darem nos fuscas ou nas kombis de "A Província do Pará", jornal extinto, do qual meu pai se orgulhava de ter trabalhado por mais de 40 anos.
Quando meu pai se elegeu vereador em Belém, cargo que se manteve por 20 anos, o que equivaleria nos dias de hoje a cinco mandatos consecutivos, passamos então a viver a cidade e seus problemas.
Quando meu pai se elegeu a primeira vez tinha apenas 8 anos de idade. Tornei-me seu assessor aos 18 e fiquei nessa até os 28.
Dois temas sempre me foram muito caros: terrenos de marinha e o lixo.
Tendo feito vestibular para engenharia elétrica na UFPA, vi-me em crise existencial aos 20 anos.
Tornei aluno de direito na UNESPA, depois Unama, em 1989.
Antes e depois de formado, em contato com as leis e projetos de lei municipais, interessei-me em fazer mestrado adotando como tema ou os terrenos de marinha ou o lixo. Venceu o primeiro.
Daí fui apresentado ao Direito Ambiental.
Um dos princípios de quem atua na defesa do meio ambiente está materializado na frase "pensar globalmente, agir localmente".
Estou entre eles.
Daí que este blog será um espaço de análise e discussão de temas da cidade, ou das cidades, e da humanidade.
Humildemente.

2 comentários:

Unknown disse...

O mundo virtual e real só ganhará com suas idéias expostas. Passarei por aqui de vez em quando. Um abraço, amigo.

Nívea disse...

Gostei. O viver urbano é muito interessante, porém, de vez em quando, é necessário recarregar as energias em ambientes mais calmos, buscando o equilíbrio.